Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



21-07-2025
Empresários discutem possibilidade de Curitibanos ingressar em Programa de aviação regional

Reunião aconteceu na Acic


Foto:Divulgação

A Associação Empresarial de Curitibanos promoveu neste mês de julho uma importante reunião para tratar sobre o plano aeroviário de Santa Catarina. O encontro aconteceu na sala da presidência Madeiras Marisol, da Acic. Participaram o presidente da associação Amarildo Niles, o vice presidente industrial Loan Stehl de Liz, o vice presidente de prestação de serviços Claudiney Peretti, o membro do conselho superior Renato Westphal, a Executiva da Acic Ana Carolina Martarello Krützmann e o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Curitibanos Bill Popinhak.

O principal objetivo do encontro foi iniciar um levantamento de informações e dados sobre a infraestrutura e demanda aeroviária na região de Curitibanos. Todas essas informações serão apresentadas ao secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina Beto Martins, que deverá estar em Curitibanos nos próximos meses.

O governo do estado tem a intenção de conectar cidades de Santa Catarina através de aeroportos com aeronaves modernas e preços competitivos. A partir deste objetivo, o governo estuda dois projetos, feitos por duas empresas do ramo, para o desenvolvimento da aviação regional no território catarinense.

Em ambas as ideias que são analisadas, a intenção é usar aeronaves menores, de oito a 18 de lugares. Um modelo chinês foi analisado na viagem da comitiva catarinense, liderada pelo governador Jorginho Melo, ao país asiático no final de junho.

Como a ideia do governo é, até o final do ano, apresentar o plano à população, as lideranças de Curitibanos buscam informações e dados para tentar incluir o município neste programa. Fatores como a condição geográfica (centro do estado) e a atual estrutura do aeroporto municipal Lauro Antônio da Costa, podem ser pontos positivos e contar a favor para a inclusão de Curitibanos nesta rota.

“Nós estamos fazendo algumas reuniões para falar sobre a infraestrutura do nosso aeroporto, porque entendemos que com algumas melhorias, temos grande chance de integrar este programa estadual, facilitando muito a vida de empresários, lideranças e da população em geral quando precisam realizar viagens longas, seja em Santa Catarina ou até mesmo para outros estados. É uma discussão que está acontecendo em todas as regiões e aqui estamos em constante movimento junto aos empresários, a equipe de prestação de serviço da Acic e da prefeitura”, comentou Amarildo Niles.

Com a aviação regional, o estado quer reduzir o tempo de viagem, já que o território catarinense é formado por muitos planaltos, que tornam a jornada nas rodovias mais longas.

Santa Catarina possui 18 aeroportos que podem receber aeronaves menores, através do programa que está sendo estudado pelo governo estadual, um deles é o aeroporto de Curitibanos. Os demais ficam nas cidades de: Dionísio Cerqueira; São Miguel do Oeste; Itapiranga; Pinhalzinho; Xanxerê; Concórdia; Joaçaba; Caçador; Videira; Lages; São Joaquim; Três Barras; Rio Negrinho; São Francisco do Sul; Blumenau; Lontras e Forquilhinha.





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br