Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



05-12-2019
Movimento econômico dos municípios da AMURC apresenta crescimento acima do estadual

Desempenho é referente a 2018 na comparação com 2017.


O movimento econômico dos municípios da região da AMURC, mais uma vez apresentou desempenho positivo em 2018 comparado a 2017.

O crescimento médio dos cinco municípios foi de 8%, maior que o do estado que registrou 7%. Este crescimento, em outras palavras, significa um aumento no valor que irá retornar para as prefeituras de ICMS em 2020.

Em Curitibanos o crescimento foi de 11%, resultado que manteve a cidade na mesma posição no ranking dos 295 municípios em relação ao retorno de ICMS: 35º.

Em Santa Cecília o crescimento foi ainda maior, 19%, devido especialmente a situações que envolvem o reflorestamento. Também registrou crescimento destaque no movimento Frei Rogério: 12%.

“Nós iniciamos um trabalho de Gestão Tributária lá em 2014, e desde então estamos conseguindo melhorar esse retorno de ICMS para os municípios. Em 2014 o crescimento chegou a 30% em algumas prefeituras, agora esse índice vem se mantendo entre 10 e 12%, graças a este trabalho que estamos fazendo junto aos produtores rurais, no intuito de que eles prestem conta, bem como junto aos contadores”, finalizou Franciele.

São Cristóvão do Sul e Ponte Alta do Norte não tiveram resultados semelhantes aos outros três, justamente pela questão do reflorestamento. “São Cristóvão, Santa Cecília e Ponte Alta do Norte sofrem nessas comparações, porque quando há o corte de madeira o Valor Adicionado (VA) vai lá em cima e quando encerra esse corte o VA diminui, mas se for comparar o VA delas de hoje com o de 2017, por exemplo, antes do corte eles não deixaram de crescer”, destacou Franciele Wolinger, Analista Tributária da AMURC.

Hoje, em Curitibanos somente a Berneck representa cerca de 40% do valor adicionado do município.

Outros destaques no valor agregado de Curitibanos são: CELESC, Master, Diamaju e Cooperativas. A expectativa é que, em breve a BIGFER, que anunciou operação em Curitibanos, ingresse na lista dos cinco primeiros.





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br