Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



07-10-2025
Mais de 700 procedimentos realizados durante o Dia D do Outubro Rosa

Campanha segue em todas as unidades de saúde.


Foto: Assessoria Imprensa Prefeitura

Realizado no último sábado (4), o Dia D do Outubro Rosa, promovido pela Secretaria de Saúde, mobilizou as unidades básicas de saúde (UBSs) de Curitibanos para ação voltada ao cuidado e à prevenção da saúde da mulher. Durante as atividades, foram realizados 787 procedimentos entre as unidades da Cohab II, São José, Bom Jesus, Getúlio Vargas e Unidade Central – PAMI.

Os atendimentos incluíram agendamento de exame de mamografia, exame de papanicolau (preventivo de câncer de colo de útero), avaliação odontológica, verificação de pressão arterial e glicemia capilar e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C. Os procedimentos mais realizados foram os testes rápidos, com 144 coletas realizadas, e os exames preventivos, que somaram 143 procedimentos, ambos fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças.

A Secretaria de Saúde segue realizando os exames nas UBSs conforme agenda, e o PAMI tem livre demanda de atendimento durante todos os dias para realização dos procedimentos, reforçando a importância do autocuidado.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento celebrado anualmente com objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.


Assessoria de imprensa prefeitura de Curitibanos





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br