Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



01-11-2025
Vereadores entregam Comenda do Mérito Educacional para 14 professores

Homenagem acontece pelo segundo ano consecutivo.


A entrega da Comenda do Mérito Educacional Professora Ana Shusla – Irmã Florentina, referente ao ano de 2025 aconteceu na noite do dia 30 de outubro, no Plenário da Câmara de Vereadores de Curitibanos. Neste ano 14 professores receberam a honraria, instituída pelo Poder Legislativo e que tem por objetivo reconhecer o trabalho dos docentes que se destacaram em suas atividades educativas no município.

A resolução que instituiu a Comenda foi aprovada no final do ano passado, e prevê que a cada ano os vereadores indiquem professores da cidade para a homenagem.

Os indicados e que receberam a Comenda neste ano, em Sessão Solene promovida especialmente para este fim foram: Angela Maria Sandri Felipe; Antonio Reinaldo Agostini; Benta Catarina Antunes; Carmen Lucia Andrade de Souza; Dagmar Aparecida Trautmann; Elisangela Gonçalves de Paula Molim; Ieda Maria Zorzi; Iva Ferreira Schwinden; Ivonete Fontana; Jean Carlos Machado; Jeanine Rodermel; Jocemar Mayeski; Katia Cristina Schuhmann Zilio e Maria Edvirge Padilha Silveira.


QUEM FOI IRMÃ FLORENTINA

Ana Suchla nasceu no dia 30 de julho de 1911, na localidade de Colônia Murici, no município paranaense de São José dos Pinhais. Chegou em Curitibanos no ano de 1935. Foi uma das primeiras freiras que ensinou, como professora, no então novíssimo Grupo Escolar “Arcipreste Paiva”. No total de tempo na região de Curitibanos, atuando como professora e catequista, Ana Suchla, que ficou conhecida pelo nome católico de “Irmã Florentina”, trabalhou por 30 anos, alfabetizando, educando e contribuindo para a formação de muitas pessoas que vieram a ser, mais tarde, personalidades importantes.
Em Curitibanos, a Irmã Florentina exerceu o cargo de Diretora do Grupo Escolar “Arcipreste Paiva” no período que compreendeu os anos de 1954 até 1963. Também foi diretora do Curso Normal Regional Professor Egídio Abade Ferreira, sendo ela responsável pela formação de várias professoras que trabalharam, anos depois, em Curitibanos.
No ano de 1963, devido ao seu estado debilitado de saúde, precisou deixar as suas atribuições profissionais e dedicar-se a um longo tratamento de saúde. Sofreu bastante, enferma e hospitalizada, até o dia 11 de julho de 1965, quando veio a falecer nas dependências do antigo hospital Frei Rogério de Curitibanos. Ela foi sepultada no cemitério público de Curitibanos.





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br