Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



06-09-2025
Secretaria de Educação promove reunião de alinhamento do SAEB

Provas serão aplicadas em outubro.


Foto: Assessoria Imprensa Prefeitura

A Secretaria de Educação promoveu, na manhã desta segunda-feira (1), reunião com diretores, orientadores, coordenadores da Educação Especial e equipe pedagógica da pasta, com o objetivo de alinhar as ações referentes à participação da Rede Municipal no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2025.

A Rede Municipal de Educação de Curitibanos utiliza avaliações diagnósticas e censitárias como instrumentos de gestão pedagógica de forma consolidada, e o SAEB, além de fornecer subsídios para o aprimoramento das práticas educacionais, reforça os diagnósticos e impacta diretamente indicadores como o IDEB e a distribuição de recursos por meio do ICMS Educacional.

No encontro, foram apresentadas as diretrizes da Portaria nº 435/2025, que estabelece o período de aplicação das provas entre 20 e 31 de outubro. Também foram discutidos aspectos como o correto preenchimento de cadastros no sistema, a atualização do Censo Escolar e a importância do engajamento de toda a comunidade escolar, incluindo professores, estudantes e famílias, para assegurar uma participação efetiva.

Também foi reforçada a integração com o Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica de Santa Catarina (SEAESC), que complementa o SAEB e contribui para a valorização das redes que apresentam avanços consistentes na aprendizagem.

Ações de diagnósticos em Curitibanos

Há três anos, a Rede Municipal de Ensino desenvolve um trabalho consistente com avaliações diagnósticas da aprendizagem, voltadas para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, objetivando oferecer aos professores informações precisas e reais sobre o desenvolvimento das habilidades dos estudantes, facilitando a identificação precoce de dificuldades e colaborando com a elaboração de estratégicas pedagógicas mais eficazes. A partir dos dados coletados, são construídos planos de intervenção que respeitam os diferentes níveis de aprendizagem, possibilitando um ensino inclusivo e democrático.

Os resultados obtidos são organizados em relatórios técnico-pedagógicos por escola, turma e estudante, disponibilizados em uma plataforma digital segura e de acesso restrito a gestores e docentes, garantindo que as informações sejam utilizadas de forma estratégica para o aprimoramento das práticas pedagógicas.

Para a secretária da pasta, Andressa Boscari de Farias, “mais do que uma ferramenta de diagnóstico, esse trabalho representa uma política educacional comprometida com a formação humana e cidadã, tendo como foco a melhoria dos índices de aprendizagem e o fortalecimento da rede pública de ensino. Seguimos com planejamento, informação e ação para garantir uma educação pública de qualidade”, enfatiza.

Assessoria de imprensa prefeitura





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br