Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



14-01-2026
Presidente do Polo Araucária comemora fortalecimento da instituição em 2025

Polo está sediado no bairro Aparecida


Foto:Divulgação

A cada ano que passa o Polo Tecnológico Araucária ganha mais corpo em Curitibanos. E em 2025 não foi diferente. A avaliação, inclusive, é que no ano que findou há poucos dias, a instituição se consolidou e se fortaleceu ainda mais com avanços significativos, como a inclusão na Rede Catarinense de Inovação, que fez com que Curitibanos sediasse um dos Centros de Inovação do estado.

Conforme o presidente da instituição, Renato Westphal, o ano de 2025 foi extremamente produtivo, marcado por diversas conquistas, desde a transformação do Polo em Centro de Inovação à eventos que se tornam cada vez mais frequentes, com destaque para o Conexão Contestado, que reuniu palestrantes renomados em âmbito nacional, impulsionou o desenvolvimento de empreendedores e, notavelmente, atraiu maior participação de estudantes. Essa integração entre universidades, escolas de ensino médio, empresas de tecnologia e outras organizações interessadas em inovação.

“Outra conquista significativa foi a aprovação, na região da AMURC, da lei do Marco Legal da Inovação, através do programa SC Mais Inovação. Essa iniciativa estadual, vinculada à Secretaria de Estado da Tecnologia e Inovação, permitiu que a região se tornasse a primeira de Santa Catarina a implementar essa legislação, possibilitando parcerias entre o poder público municipal, o Polo Tecnológico e instituições voltadas à inovação”, comemorou Westphal.

Também no final de 2025 o Polo foi contemplado, através do SC Mais Inovação, com recursos para a instalação de laboratórios, que deverão ser instalados neste ano de 2026. “Em colaboração com a Prefeitura e a AMURC, estamos nos trâmites para a cessão de três salas na sede da Associação, onde o Polo Tecnológico está localizado. A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) fornecerá laboratórios e agentes para o desenvolvimento de projetos nas áreas de programação e games, com o apoio do Governo do Estado. Estes espaços serão de grande importância para o desenvolvimento de projetos relacionados à inovação e ao empreendedorismo na região”, comentou.

Renato ainda faz questão de ressaltar as importantes parcerias que dão sustentabilidade ao trabalho executado pelo Polo Araucária. “Neste ano, reafirmamos parcerias importantes. Gostaríamos de registrar nossos agradecimentos à Prefeitura de Curitibanas e à Câmara de Vereadores, que nos apoiaram com auxílios financeiros para a manutenção do Polo, despesas de deslocamento, participação em cursos e eventos, e contribuições para o Conexão Contestado. Também é fundamental reconhecer o engajamento das entidades parceiras e, principalmente, o trabalho voluntário das pessoas que colaboram com o Polo Tecnológico. As reuniões semanais continuam a agregar novos participantes e instituições, o que é extremamente positivo. Nesta primeira etapa, destacamos a parceria com a ACIC, entidade fundadora do Polo, além do apoio da Prefeitura, da AMURC, das universidades (UFSC e UNC), Sebrae, da Contaces, da Infoel e da ATPlus. Contamos agora com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, através da FAPESC e do SC Mais Inovação, é graças a este conjunto de ações, que Curitibanos se consolidou, em 2025, como um dos 24 Centros regionais de Inovação do estado de Santa Catarina, integrando a Rede Catarinense de Inovação”, finalizou Renato.

Via Acic





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br