Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



05-09-2017
Solo rochoso traz desafios à implantação do esgotamento sanitário em Curitibanos

Mais de 27% da implantação das redes coletoras já foram concluídas.


Foto:Divulgação

O grande número de ruas com presença de rochas no interior do solo tem sido um desafio para as equipes da CASAN e da empresa Cosatel, que trabalham na implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Curitibanos.

Ao contrário de outras cidades, onde as valas para implantação das redes de coleta de esgoto são abertas com auxílio de retroescavadeiras, em Curitibanos muitas ruas dependem do trabalho de detonação, um processo bem mais demorado e cuidadoso.

A rede de esgoto já foi assentada em 74 ruas do município de Curitibanos, e em todas houve necessidade de escavação de solo rochoso, que foi realizada de diferentes formas. Em 68 ruas foi necessário desmonte das rochas com rompedor hidráulico, equipamento que substitui o uso de explosivos na escavação de rochas mais brandas. E em 22 vias houve necessidade de detonação de rochas compactas.

“Os estudos prévios já nos mostravam que o solo de Curitibanos nos traria dificuldades, porém ao abrir as ruas é que de fato observamos que ações precisam ser tomadas para continuidade do assentamento das redes coletoras”, explica a engenheira da CASAN Heloisa Alves Pereira dos Santos, fiscal das obras em Curitibanos.
Para realização das detonações, o processo mais complexo, é preciso autorização do exército, que acompanha o processo. Para garantir a segurança, o local é isolado e o acesso às casas é interrompido até o encerramento da ação.

“São questões das obras de engenharia que precisamos lidar da melhor forma possível, pois a implantação do sistema de esgotamento sanitário é um projeto de grande importância para a cidade de Curitibanos”, complementa Heloísa.

Até o momento, cerca de 27% das redes coletoras de esgoto foram instaladas nos bairros Centro, São Francisco e Aparecida (onde atualmente se concentra a maior parte das frentes de trabalho).

As equipes de obras também se preparam para iniciar a implantação da Estação de Tratamento de Esgotos, que será localizada no bairro São Francisco.

Fonte: Casan





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br