Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



23-10-2018
São Cristóvão do Sul participa de evento regional de capoeira

Evento aconteceu no final de semana.


Foto - Misael Pires

Acompanhados pela equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e sob a coordenação do professor de capoeira do município Robson Weber, alunos do grupo de Capoeira de SCS participaram, no último fim de semana, em Curitibanos, do evento de integração regional “Chamada pra Angola”, que tem o objetivo de resgatar valores morais e éticos e preservar a cultura afro-brasileira e suas manifestações.

No auditório da EEB Casimiro de Abreu, com praticantes e simpatizantes do esporte em Curitibanos, São Cristóvão do Sul, Ponte Alta do Norte, Brunópolis e Frei Rogério, a programação incluiu atividades como brincadeiras, música, shows, danças e, claro, roda de capoeira Angola, buscando envolver a comunidade regional e mostrando a importância da cultura viva na sociedade, dos valores estabelecidos pela modalidade e também como pode ser utilizada como uma importante ferramenta socioeducacional.

HISTÓRIA

Também chamada de capoeira mãe, a capoeira Angola é a modalidade que mais se aproxima da “capoeira dos escravos”. Com preceitos e regras a serem seguidas, esse jogo chega a parecer mais uma cerimônia ritualística do que uma luta, com toque lento e cadenciado e ladainhas tristes e sofridas.
Durante o jogo, podem ocorrer as chamadas, para testar o parceiro com quem está jogando. Quando se faz uma chamada, o capoeirista deve ter muito cuidado, pois é uma armadilha para surpreender o parceiro.





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br