Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



16-02-2020
Rosa de Anita é plantada em Curitibanos

Ato faz parte das comemorações do bicentenário do nascimento de Anita.


Bisneta que leva o nome da heroína plantou a Rosa em Curitibanos.

Na sexta-feira (14), Curitibanos fez parte das comemorações do projeto Dois Mundos e Uma Rosa para Anita. O referido projeto busca comemorar o bicentenário do nascimento da heroína catarinense, Anita Garibaldi.

Curitibanos foi uma das quatro cidades catarinenses que receberam o plantio da rosa de Anita Garibaldi. O híbrido foi desenvolvido na Itália para homenagear Anita. Antes de ser encaminhada para o plantio nas cidades, a planta foi adaptada para as características do Brasil.

Na cidade a Rosa foi plantada em frente ao Museu Antônio Granemann de Souza. O evento teve a presença da professora e bisneta da homenageada, Anitta Garibaldi. Representantes do Instituto Cultural Anita Garibaldi de Laguna e do Museu e Biblioteca Renzi da Itália também prestigiaram a ação.

A Rosa de Anita é o híbrido-símbolo das comemorações do seu bicentenário, criado pelo botânico italiano Giulio Pantoli, que se inspirou na figura da heroína para desenvolver a rosa.

Além de Curitibanos participam do projeto, 12 municípios da região de Emilia-Romanha no norte da Itália, Montevidéu no Uruguai e municípios catarinenses que resgatam o caminho de Anita.

Outras atividades ainda deverão acontecer até 2021, ano do bicentenário do nascimento da heroína.

BATALHA DE CURITIBANOS

A ligação de Anita com Curitibanos se dá pela Batalha no Capão da Mortandade, Fazenda das Forquilha.
Em 12 de janeiro de 1840, Anita participou da Batalha de Curitibanos, na qual foi feita prisioneira. Durante a batalha, Anita provia o abastecimento de munições aos soldados. O comandante do exército imperial, admirado de seu temperamento indômito, deixou-se convencer a deixá-la procurar o cadáver do marido, supostamente morto na batalha. Em um instante de distração dos guardas, tomou um cavalo e fugiu. Após oito dias chegou ao Rio Grande do Sul, e encontrou-se com Garibaldi em Vacaria.





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br