Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



17-10-2017
Obras da Estação de Tratamento de Esgoto são iniciadas em Curitibanos

Trabalho iniciou em Setembro.


Imagem divulgação

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) iniciou a construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) que vai atender o município de Curitibanos. Desde setembro o local onde será implantada a ETE, no Bairro São Francisco, recebe o trabalho de terraplanagem e implantação do canteiro de obras. Até então os trabalhos eram exclusivamente direcionados à implantação das redes coletoras. Agora as duas frentes andarão juntas.

A construção da estação também integra a primeira etapa do Esgotamento Sanitário em Curitibanos, que está recebendo investimento de cerca de R$ 39 milhões, obtidos pela CASAN junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Desse total, aproximadamente R$ 15 milhões serão destinados para a ETE que será responsável por tratar o esgoto coletado no município e devolver a água livre de contaminação à natureza.

Construída em uma área de 20 mil metros quadrado, a estação terá capacidade para tratar 40 l/s e será composta de tratamento preliminar com gradeamento e caixa de remoção de areia; tanque de aeração e decantador secundário; elevatória de retorno de lodo; adensador de lodo e desidratação de lodo mecanizado.

Além da ETE no São Francisco, serão construídas ainda outras duas Estações Elevatórias de Esgoto em outros pontos da cidade, com vazão de 55 l/s e 60 l/s. Toda rede implantada nesta primeira etapa será direcionada para estas elevatórias que mandarão o esgoto para a ETE realizar o tratamento.

As Estações Elevatórias são necessárias, pois a topografia da cidade não permite que o esgoto chegue até a ETE somente por gravidade. As duas Elevatórias vão abrigar motobombas (conjuntos de motor e bomba) e tubulações hidráulicas responsáveis pela elevação da cota do esgoto até o destino final na ETE.

A CASAN salienta que, embora mais de 70 ruas já tenham recebido as redes coletoras, o esgoto residencial ainda não pode ser conectado ao sistema público. Esse procedimento somente será autorizado depois que a Estação de Tratamento de Esgoto estiver construída. Até lá, o sistema de esgoto das casas deve permanecer como está.

Fonte: CASAN





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br