Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



01-12-2019
Novo modelo de financiamento do SUS é tema de Seminário na AMURC.

Evento reuniu gestores de saúde da região


Foto:Divulgação

Os gestores e profissionais administrativos da área da saúde dos municípios da AMURC participaram esta semana do Seminário Gestão da Saúde nos Municípios. O evento foi promovido pela Associação dos municípios da região do Contestado (AMURC) e teve por principal objetivo esclarecer dúvidas sobre o novo modelo de financiamento da atenção primária à saúde, área que abrange o atendimento pelas equipes de saúde da família e em unidades básicas de saúde.

O novo modelo implantado pelo Ministério da Saúde altera principalmente, a maneira do repasse de recursos para os municípios. A partir do ano que vem, o repasse de recursos do governo federal irá levar em conta o número de pacientes cadastrados nas unidades de saúde e o desempenho delas a partir de indicadores como qualidade do pré-natal e controle de diabetes, hipertensão e infecções sexualmente transmissíveis.

A vulnerabilidade socioeconômica dos pacientes (como o total de pacientes que recebem benefícios como o Bolsa Família), a presença maior de crianças e idosos na região e a distância dos municípios dos grandes centros urbanos também serão ponderados nesse novo modelo.

Quem ministrou o Seminário realizado na sede da AMURC, foi Carla Albert, técnica da área de saúde da Confederação Nacional dos Municípios.

“Com esse novo modelo os municípios terão que estabelecer estratégias para realizar o cadastramento das pessoas, já que este número será fundamental para o cálculo do valor que será repassado. Nestes seminários procuramos trazer algumas sugestões e esclarecer as dúvidas dos profissionais que terão esta missão”, comentou Carla.





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br