Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



23-05-2022
Comissão aprova implantação do curso de Medicina na UFSC Curitibanos

Inicialmente serão vagas.


Imagem divulgação

A Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (Camem) anunciou, no último sábado, 14 de maio, a sua aprovação à implantação de um curso de Medicina no Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Camem recomenda que o curso ofereça 40 vagas anuais.

Os próximos passos para que o campus possa efetivamente oferecer as vagas serão a homologação do resultado junto à Camem, e encaminhamento para a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC), que então publicará a portaria que autoriza a criação do novo curso de Medicina. A partir dessa autorização, a UFSC poderá oferecer vagas no Vestibular e SiSU.

“A unidade da UFSC em Curitibanos já possui alguma estrutura para o curso, temos alguns laboratórios e a partir da entrada em operação do novo prédio aqui do campus teremos dois laboratórios de extrema importância para o curso de Medicina. A entrada em operação do novo prédio nos possibilitará também aliviar a demanda no Cedup [Centro de Educação Profissionalizante de Curitibanos] e no prédio da sede. Com isso haverá espaço suficiente para as aulas. Também já há 10 docentes para o curso, e recentemente foram nomeados dois novos professores. As demais vagas irão para concurso público. Atualmente temos a preocupação com as vagas de técnicos-administrativos, que o MEC ainda não autorizou”, explicou o diretor do campus, Juliano Gil Nunes Wendt.

O gestor salienta que a decisão da Comissão foi muito importante, pois analisou não só as condições do campus, mas também do serviço de saúde da rede municipal. “É uma decisão importante principalmente para o município de Curitibanos”, ressaltou Wendt. A solicitação da UFSC era por 60 vagas anuais, mas a Camem optou por 40 vagas. O diretor concordou com a decisão. “Isso mostra já que há essa preocupação com o próprio curso, e particularmente eu entendo que foi muito bem fundamentada essa decisão”, frisou.

Os estudantes do futuro curso de Medicina utilizarão as unidades de saúde da rede pública municipal para sua formação. Segundo o diretor Juliano Wendt haverá uma área destinada à universidade, na unidade Bom Jesus. “Os alunos poderão acompanhar o dia a dia das unidades e serão inseridos nas rotinas hospitalares. No primeiro momento, nos serviços de urgência e emergência, e ao longo do curso poderemos incorporar serviços de saúde também de outros municípios próximos, como São Cristóvão do Sul, Ponte Alta do Norte e chegando até o município de Santa Cecília, possivelmente”, explicou o diretor.

Histórico

As primeiras tratativas para a criação do curso de Medicina em Curitibanos ocorreram em 2014. Houve duas avaliações anteriores que tiveram posicionamento negativo à criação do curso, e a terceira avaliação, a mais recente, realizada entre 27 e 30 de abril, foi positiva. O cronograma de visitas técnicas da Comissão foi impactado pela pandemia de Covid-19.

“Acredito que a partir desta nova avaliação podemos garantir o sucesso do curso, que vai além da criação do novo curso de Medicina. Se intensificou a parceria da UFSC com o poder público municipal. A unidade da UFSC em Curitibanos tem uma inserção muito grande dentro dos mais variados espaços possíveis, como conselhos, projetos de extensão, projetos de pesquisa junto à Prefeitura. Então, a vinda desse curso irá consolidar ainda mais essas parcerias”, salienta Wendt.

“O novo curso de Medicina da UFSC em Curitibanos é um passo à frente para a consolidação do campus. É extremamente importante o incremento na nossa capacidade de abrangência, nas diferentes áreas. Com isso, diversificamos nossos estudos, que hoje ficam basicamente na área de Ciências Agrárias, com os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, obviamente um pouco de de Agrárias também na Medicina Veterinária, mas já temos um curso da área das Ciências da Saúde. Com o curso de Medicina teremos mais exposição da nossa estrutura em Curitibanos, vai colocar nosso campus em evidência, um outro olhar. Esperamos que venha somar, contribuir com os demais cursos da unidade e também, óbvio, contribuir não só com o município de Curitibanos, mas com toda a região”, concluiu.

Por Agecom - UFSC





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br