Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



06-12-2021
Cidasc realiza reunião com a secretaria de Agricultura para alertar sobre a Peste Suína Africana

Embora não ofereça riscos à saúde humana, a peste suína africana causa grande mortalidade nas criações de suínos.


Foto:Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (6), estiveram reunidos no auditório da Secretaria de Agricultura, representantes da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), Legislativo e Vigilância Sanitária para informar sobre os riscos da Peste Suína Africana (PSA).

A doença está se disseminando pelo mundo, presente atualmente em mais de 50 países, entre eles, a República Dominicana e Haiti – este é o primeiro registro da doença no continente americano desde a década de 1980. A doença não existe no Brasil, a última ocorrência foi registrada em 1981 e, desde 1984 o país é livre de PSA.
O vírus da PSA não é perigoso para a saúde humana, mas gera um grave impacto social e econômico, especialmente para as exportações de produtos de carne suína, para a renda das famílias rurais, bem como para a segurança alimentar.

Para proteger as produções de suínos, é necessária a colaboração de todos, tomando alguns cuidados, como: Os produtores não podem alimentar os animais com sobras de comida (lavagem).

E, principalmente, caso haja qualquer suspeita da doença, notificar imediatamente a Cidasc.


Imprensa Prefeitura de Curitibanos





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br