Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



25-03-2020
: Administração Municipal, UFSC e produtores rurais unidos para produção de álcool 70 INPM

Conforme informações do professor de Química da UFSC – Campus de Curitibanos, em casos de emergência podem ser produzidos até 200 litros de álcool 70 INPM em apenas um dia.


Foto:Divulgação

A Administração Municipal de Curitibanos, percebendo a carência do álcool a 70 INPM para comercialização, adotou a iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Campus Curitibanos para a produção artesanal do produto.

Experimentalmente foram adquiridos pela Prefeitura 76 litros de álcool 46 INPM, transformados em 30 litros de álcool 70 INPM.

O processo foi realizado em uma destilaria artesanal, no Assentamento Primeiro de Maio. O professor de Química da UFSC, Cristian Soldi, em cooperação com os irmãos Girotto aplicou a técnica de destilação para o aumento da eficácia de desinfecção do produto.

Por possuir um percentual menos concentrado, o álcool 46 INPM encontrado para comercialização nos estabelecimentos comerciais não tem eficácia para desinfetar ambientes e prevenir contra a contaminação pelo Coronavírus. Essa iniciativa trata do abastecimento de locais que necessitam do produto em casos de falta do mesmo. A produção pode ser realizada de forma rápida, para abastecer hospitais, centros de saúde e ambientes que necessitem de higienização constante.

Conforme explicou o professor Cristian, a produção para aumento da concentração do álcool para 70 INPM pode chegar a 200 litros do produto por dia.

“É importante que fique claro, que esse processo tem um custo mais alto, mas que se justifica para um caso emergencial. Podemos realizar essa produção e manter os locais que necessitam abastecidos”, destacou o professor.

“A Administração Municipal seguirá com aquisição de mais insumos para esta produção, com o objetivo de auxiliar na higienização de ambientes que necessitam constantemente do produto e assim, minimizar a contaminação pelo Coronavírus, e agradece a disposição da UFSC em ser parceira em um processo tão importante como esse”, destaca o prefeito de Curitibanos José Antonio Guidi.




Imprensa Prefeitura de Curitibanos





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br