Tel: (49) 9116 8337 | e-mail: contato@portaldocontestado.com.br



26-08-2018
Agentes de Saúde da região da AMURC participam de capacitação

Capacitação é proporcionada pela AMURC e UFSC.


Agentes estão divididas em duas turmas, uma deles participou do primeiro módulo na semana que passou. (Foto: Divulgação)

Uma parceria firmada entre a Associação dos Municípios da região do Contestado (AMURC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus de Curitibanos, está proporcionando que quase 100 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) participem de um curso de educação permanente. A capacitação iniciou em 10 de agosto e se estenderá até o mês de novembro. Ao final serão 30 horas de capacitação.

Participam 52 agentes de Curitibanos, 18 de Santa Cecília, 12 de São Cristóvão do Sul, 10 de Ponte Alta do Norte e 8 de Frei Rogério.Todos municípios que integram a AMURC.

Quem está coordenando a capacitação é a Professora da UFSC Curitibanos, Manoela de Leon Nóbrega Reses.

O principal objetivo do programa é propiciar um momento de reflexão e discussão sobre as práticas e rotinas do processo de trabalho do ACS na atenção básica, no intuito que essa discussão, possa levar a uma melhoria da prática e dos resultados e consequentemente do cuidado da população.

"Neste primeiro módulo estamos fazendo uma discussão sobre o papel do ACS, quais as suas atribuições e funções e também quais as principais dificuldades. Este profissional é primordial para o andamento da atenção básica em saúde. Todo cuidado da população passa pelo agente. É ele que identifica, nas visitas, as necessidades e os problemas da população, ou seja, desempenha papel fundamental para este elo entre a equipe e o usuário, por isso precisam estar cada vez mais preparados", comentou Manoela.

Além da importância da capacitação para atuarem no dia a dia, para a professora, o programa de educação proporcionado pela AMURC e UFSC, também antecipa uma etapa importante em relação a implantação do Curso de Medicina, previsto para iniciar em Curitibanos em 2019.

"Os nossos estudantes de Medicina irão utilizar as unidades básicas de saúde como cenário de prática e terão esse contato com as agentes, por isso, é importante que elas (ACS) já vão conhecendo a perspectiva do curso para que, quando os alunos forem as unidades já estejam cientes de como irá funcionar este processo", finalizou Nóbrega.

Para o Diretor da AMURC, Valdir Tagliari, parcerias como esta são fundamentais para criar todas as condições necessárias para a implantação do Curso de Medicina em Curitibanos.

Fonte: AMURC





Portal do Contestado..

Notícias de Curitibanos e Região.

Fone: (49) 91168337

E-mail: contato@portaldocontestado.com.br